Na Casa de Saúde Bezerra de Menezes, a atividade da horta é mais do que simplesmente cultivar vegetais – é uma poderosa ferramenta terapêutica que está transformando vidas. Desenvolvida uma vez por semana pelo setor feminino da instituição, as pacientes participam ativamente de todas as etapas, desde o cuidado com a terra até a venda das verduras.

O projeto da horta não se limita apenas ao cultivo das plantas, mas também inclui a venda dos produtos no ambiente externo da instituição. Essa interação com o público externo não só proporciona uma oportunidade de integração social para as pacientes, mas também fortalece sua autoestima ao perceberem o valor do seu trabalho.

Além disso, a atividade da horta estimula diversos aspectos cognitivos e emocionais das pacientes. Durante o cultivo das plantas, são trabalhadas a memória de curto e longo prazo, os estímulos sensoriais e de processamento, além da interação interpessoal, promovendo um ambiente terapêutico e acolhedor.

O presidente da Casa de Saúde Bezerra de Menezes, Emerson Firmino, destacou a importância desse projeto para a saúde mental das pacientes. “Sempre existiu, no entanto, não tão intensa. Como valorizo produzirmos alimentos para nós sem agrotóxicos e prezo pela terapia com os pacientes, reativei com força para termos mais uma opção de terapia”, ressaltou Firmino.

Categories:

Deixe um comentário